segunda-feira, 24 de maio de 2010

INVEJA X CARIDADE ( CONTINUANDO OS SETE PECADOS E AS SETE VIRTUDES.....)




                                 A inveja, conforme Sebastián de Covarrubias, gravura século 16


Inveja é um sentimento de aversão ao que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materias como qualidades inerentes ao ser)e de tirar essa mesma coisa da pessoa, fazendo com que ela fique sem. É um sentimento gerado pelo egocentrismo e pela soberba de querer ser maior e melhor que todos, não podendo suportar que outrem seja melhor.
A origem latina da palavra inveja é "invidere" que significa "não ver". Com o tempo essa definição foi perdendo o sentido e começado a ser usado ao lado da palavra cobiça, que culminou, então, no sentido que temos hoje.
Os indivíduos disputam poder, riquezas e status, aqueles que possuem tais atributos sofrem do sentimento da inveja alheia dos que não possuem, que almejariam ter tais atributos. Isso em psicologia é denominado formação reativa: que é um mecanismo de defesa dos mais "fracos" contra os mais "fortes".
A inveja é originária desde tempos antigos, escritos em textos, que foi acentuado no capitalismo e no darwinismo social, na auto-preservação e auto-afirmação, a inveja seria, popularmente falando, a arma dos "incompetentes".
Numa outra perspectiva, a inveja também pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual.




EU NISSO:




Olha meninas (os) eu costumo dizer que a inveja não mora no meu coração, e não mesmo, eu sempre lutei por tudo o que quiz na vida como luto até hoje, pra manter uma situação solida na minha vida, emrelação a muitas coisas, meu coração é a parte hein, ele é meio que (perdido), mas eu lido com a inveja alheia a muito tempo, quem tem uma doutrina espírit vai entender muito bem, quem me conhece diz que eu tenho um "sex appeal", muito grande, e isso é por conta da entidade Ìndia que me acompanha, eu já a desenvolvi, a muito tempo atrás. hoje meu coração é completamente cristão e a única coisa que posso fazer por ela é orar pra que ela encontre o caminho dele e pare de sorver a minha vida..... por conta disso, eu não sou linda não, muit pelo contrário eu me acho interessante ao olhar no espelho, mas o que os outros veem não é bem isso, primeiro vem a danada na minha frente neh, e eu que não colaboro sou mega vaidosa como disse no começo, fica um pouco mais difícil de controlar, mas voltando, eu não olho uma pessoa e tenho inveja co carro A da casa B, muito plo contrário, me deixa tão feliz a conquista das pessoas, eu inclusive, costumo ajudar muita gente a se levantar de diversas formas, por oportunidade de profissão também, intão meninas em mim nunca encontrarão inveja, eu vou atras do meu desejo, o das outras pessoas muito obrigada, mas não me serve, isso me faz lembrar a história de José, onde seus irmão queria repartir  a túnica que Jacó lhe havia feito, e se vocês forem a Bíblia Sagrada elerem verão que não serviu a nenhum deles, serve para reflexão......

"O que é seu amores, não serve pra ninguém, é o seu número é designio divino, é seu, mesmo que tentem te tirar, sempre será seu, não vou indicar onde ta essa pasagem, pq tenho memória seletiva, só o qe interessa, a passagem fica, onde está já não sei........."

O DEMÔNIO QUE ACOMPANHA A INVEJA LEVIATÃ........



                             A Destruição de Leviatã - gravura de Gustave Doré (1865)



O Livro de Jó, capítulos 40 e 41, aponta a imagem mais impressionante do Leviatã, descrevendo-o como o maior (ou o mais poderoso) dos monstros aquáticos. No diálogo entre Deus e Jó, o primeiro procede a uma série de indagações que revelam as características do monstro, tais como "ninguém é bastante ousado para provocá-lo; quem o resistiria face a face? Quem pôde afrontá-lo e sair com vida debaixo de toda a extensão do céu? ....Quem lhe abriu os dois batentes da goela, em que seus dentes fazem reinar o terror?...... Quando se levanta, tremem as ondas do mar, as vagas do mar se afastam. Se uma espada o toca, ela não resiste, nem a lança, nem a azagaia, nem o dardo. O ferro para ele é palha, o bronze pau podre" (Bíblia Sagrada, 1957: 656). Ao lado do Leviatã, no capítulo 40 do livro de Jó, aparece o Behemoth[9], vigoroso e musculoso animal terrestre, "sua força reside nos rins e seu vigor no músculo do ventre. Levanta sua cauda como (um ramo) de cedro, os nervos de suas coxas são entrelaçados; seus ossos são tubos de bronze, sua estrutura é feita de barras de ferro" (Bíblia Sagrada, 1957: 654).

A Destruição de Leviatã - gravura de Gustave Doré (1865)
A origem histórico-mitológica de tais animais descritos na Bíblia é uma questão um tanto obscura. Ambos animais têm sido associados a algumas sagas, o leviatã talvez esteja associado ao "Tiamat", uma divindade da saga da Babilônia. O que interessa, no entanto, é não se ater às diferentes opiniões a respeito desses animais que aparecem na Bíblia Hebréia, uma vez que os historiadores e teólogos da Bíblia não os relacionam ao mito político ao qual Hobbes se refere (Schmitt, 1938: 6).
Não obstante diferentes interpretações, o Leviatã aparece na Bíblia sob a forma do maior dos animais aquáticos, como um crocodilo ou então na forma de um enorme peixe, uma baleia. O behemoth, como animal terrestre representado sob a forma de um hipopótamo.
Na União do céu e do inferno, William Blake escreveu:
"Debaixo de nós nada mais se via senão uma tempestade negra, até que, olhando para oriente, entre as nuvens e as vagas, divisamos uma cascata de sangue misturado com fogo, e próximo de nós emergiu e afundou-se de novo o vulto escamoso de uma serpente volumosa. Por fim, a três graus de distância, na direcção do oriente, apareceu sobre as ondas uma crista incendiada: lentamente elevou-se como um recife de ouro, até avistarmos dois globos de fogo carmesim, dos quais o mar se escapa em nuvens de fumo. Vimos então que se tratava da cabeça do Leviatã a sua fronte, tal como a do tigre, era sulcada por listras de verde e púrpura. Em breve vimos a boca e as guelras pendendo sobre a espuma enfurecida, tingindo o negro abismo com raios de sangue, avançando para nós com toda a fúria de uma existência espiritual."







                                                             CARIDADE


Caridade é um sentimento ou uma acção altruísta de ajudar o próximo sem buscar qualquer tipo de recompensa. Amor ao próximo; bondade; benevolência; compaixão; esmola.

É um sentimento que pode ter dois sentidos, o sentimento para si mesmo, e ao próximo.
O Cristianismo afirma que a caridade é o "amar ao próximo como a si mesmo". E afirma que se uma pessoa não se amar adulterando e mentindo à si mesma sobre as coisas que a rodeia, defendendo somente o seu ponto de vista sem pensar no ponto de vista divino, pode estar "amando" o seu próximo, mas da sua maneira, pois quanto mais buscar o esclarecimento divino sobre como amar à si mesma, maior poderá ser o amor desta pessoa pelo seu próximo.
E afirma que nos dias actuais muitos estão buscando a Cristo, mas da sua "maneira", não procurando arrepender de suas acções, pois em si mesmos não acham culpa alguma, pois defendem os seus próprios pontos de vista. Esquecem-se que o salário de pecado é a morte, e quem não se ama (caridade) peca, pois quem exerce a caridade, não peca, pois acaba amando à Deus mais do que a si mesma, ouvindo assim a sua voz e colocando em prática a Verdade que recebe. Dizendo, que quem ama a Cristo, confirma também o Senhorio de Cristo sobre a si mesma, abandonando tudo por Ele, pois um Servo abandona tudo pelo seu Senhor, vivendo somente para ele.
Aliás, Jesus Cristo ordenou: "Amar a Deus sobre todas as coisas", isto para os cristãos constitui a parte fundamental da caridade.
Quem tem o amor, prova, não somente com palavras mas sim com acções. Abrindo mão dos costumes dos gentios por amar a Deus sobre todas as coisas, seguindo a sua voz e os seus mandamentos.
Resumindo e usando as palavras do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, "a caridade é a virtude teologal pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos por amor de Deus. Jesus faz dela o mandamento novo, a plenitude da lei. A caridade é «o vínculo da perfeição» (Col 3,14) e o fundamento das outras virtudes, que ela anima, inspira e ordena: sem ela «não sou nada» e «nada me aproveita» (1 Cor 13,1-3)".[1]
São Paulo disse que, de todas as virtudes, "o maior destas é o amor" (ou caridade).[2] O Amor é também visto como uma "dádiva de si mesmo" e "o oposto de usar"

EU NISSO:

Adimito , não ser muito caridosa, e ser até um certo ponto egoísta com minha "coisas", principalmente as materiais, gosto do ter, mas tenho muito em mim do SER....... mas o ter me impele muito e continuamente, trabalho dobrado pra poder todos os luxos que minha cabeça pede, mas posso contar uma coisa estou desacelerando, esou tentando dar um pouco mais de valor aquilo que realmente tem valor, aquilo que me acompanha, o que tem dentro da minha casa, eprometo, que neste caminho de enterna descontrução e contrução, vou tentar colocar a virtude da caridade efetiva, pq eu hj ajudo as pessoas como disse acima, mas não naquilo que vá tirar algo de mim, é uma ajuda que não onera em nada a minha pessoa, e na minha visão ser caridoso, é doar  o que lhe é mais precisoso, isso sim é lição de caridade, tirar a blusa que lhe é linda, e ver aquele imão com frio e lhe ofertar, sabendo que isso não vai te matar pq você tem muitas mais naquele "closet" gigante lá na sua casa .............. isso pramim é ser caridoso, e preciso praticar mais isso............ me faz falta esse sentimento......

CONCLUINDO......... PECADO DA INVEJA, UM A MENOS, NÃO O TENHO

VIRTUDE DA CARIDADE: PRECISO DELE, E ORO A DEUS PRA ME AJUDAR NESTE S
SENTIDO........

E VCS, O QUE ME CONTAM DESTE PECADO E VIRTUDE?


O VÍDEO É DA ALANIS E DIZ MUITO AO CORAÇÃO,.................








fora a minha parte escrita, o restante foi retirado da Wikipédia...... dados os devidos créditos
Agregar a Technorati Agregar a Blogmarks

Nenhum comentário:

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER

Related Posts with Thumbnails
 
Blog personalizado por: Mr.Jones